Núcleo de reabilitação

CENTRO DE REABILITAÇÃO

O Centro de Reabilitação do Próvisão é referência no trabalho de prevenção e reabilitação visual para os 39 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde 17 (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) por meio da Portaria nº 396, do Ministério da Saúde, publicada em 27 de agosto de 2010.

Tem como objetivo a Habilitação, Reabilitação, Capacitação Profissional e Inclusão da pessoa com deficiência visual que apresenta ou não deficiências associadas, visando ainda, a promoção da matricialidade sócio-familiar.

Além dos serviços prestados, por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde, o Centro realiza a concessão gratuita de bengalas, lupas, telelupas, próteses oculares e lente escleral pintada.

Público Alvo:

Pessoal com diagnóstico de deficiência visual residentes em um dos municípios de abrangência.

Empresas interessadas em consultoria e serviços para acessibilidade.

Como ter acesso:

Atendidos: Munícipes de São José dos Campos podem agendar com o Serviço Social no (12) 3919-3202 ou no e-mail: servicosocial@hospitalprovisao.org.br/ Residentes em outros municípios devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade e solicitar o encaminhamento.

Empresas: Instituições de todo Brasil podem contratar consultoria e serviços para acessibilidade.

 

Fonoaudiologia | Fisioterapia | Terapia Ocupacional

Através de um trabalho multidisciplinar com fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, o núcleo previne e reabilita o atendido com estimulação visomotora, orientação e mobilidade, oficina terapêutica (atividades manuais);

 

Psicologia | Enfermagem

Atendimento de Psicologia (individual e em grupos); Atendimento Psicossocial à pessoa com deficiência e família; Atendimento e enfermagem.

 

Educação

Educação Integrada: atendimento educacional especializado, individual ou em grupo do participante matriculado no ensino regular. Em paralelo, outras aulas complementam a reabilitação do atendido Próvisão como: informática; música; artesanato e reciclagem; Braille, soroban, mecanografia, comunicação para surdocegos e atividades de vida diária, realizadas na CASA DE AVD.